domingo, 28 de outubro de 2018

3 Passos para Fazer uma Reforma

Olá pessoas, tem muito tempo que não apareço né? Estava cuidando da mente e muita coisa mudou e espero ir compartilhando minhas experiências para vocês.

Algo que aconteceu há uns 2 anos atrás foi a reforma da nossa casa, siiiiimmmm, agora temos uma casa. Conto tudo para vocês em vídeo no meu canal do youtube  ou você podem seguir pelo insta @vivendonareforma. Tudo começou quando decidimos comprar uma churrasqueira pré moldada e ela ficou aqui por alguns bons meses desmontada porque não tinha área coberta, isso tudo vocês conseguem ver nos vídeos de tour.
Foi então que no meio da crise econômica resolvemos fazer um quiosque dos sonhos, mas como fazer isso sem nos endividar?


1. Primeiro passo: PLANEJAMENTO

Fomos atrás de um arquiteto para aproveitar ao máximo o nosso espaço e ficar funcional, fizemos o orçamento com ele e vimos a forma de pagamento do serviço dele. Sentamos e colocamos tudo no papel, todas nossas contas e quando as que eram parceladas iriam terminar. Conseguimos que ele dividisse em 3x mas deixamos claro que não tínhamos condições de terminar a obra a curto prazo, seria no nosso tempo e assim ele concordou (pois ele acompanha a obra, ajuda a escolher materiais e por ai vai). Fomos atrás de um pedreiro de confiança e pedimos orçamento e o que precisaria, fizemos mais orçamento de materiais. Em resumo o planejamento é basicamente apenas orçamentos e análise de forma de pagamento que vai de acordo com o bolso de cada um.



2. Segundo passo: PAGAMENTOS

Aqui fizemos da seguinte forma: Mão de obra sempre são a vista, então a gente fazia um acordo com o pedreiro que ele iria receber apenas quando entregasse o serviço combinado, assim eles não enrolam tanto e é uma garantia de que você não vai jogar seu dinheiro fora. Quanto aos materiais nós procurávamos os lugares mais em conta e dependendo do valor do desconto no pagamento a vista nós optávamos por essa forma de pagamento. Quando o valor era muito alto a gente dividia em poucas vezes e deixava o material guardado até juntar dinheiro para pagar a mão de obra. Além disso procuramos formas de aumentar a renda, pegamos alguns serviços extras.


3. Terceiro passo: Execução

Finalmente hora de colocar a "mão na massa", a minha dica é faça por etapas, isso ajuda você a não extrapolar muito no orçamento. Porque reforma ou obra sempre vai sair mais caro do que o planejado, sempre tem um pecinha que esqueceram de colocar no orçamento ou um imprevisto de um cano furado, uma telha quebrada e por ai vai. Ajuda também  no fato de você poder avaliar se o que estava no papel realmente tem necessidade ou se vale a pena, por exemplo, aqui em casa tinha um piscina no projeto e vimos que ela ocuparia o espaço quase todo e custava o valor do quiosque todo praticamente. Depois pensamos em colocar um ofurô mas aqui é um terreno alto e sempre falta água então decidimos fazer um pergolado colocar um sofá em baixo e fizemos um ducha para passar o calor. Algo muito legal é reaproveitar materiais de outras construções, geralmente sobra algumas coisas e as pessoas doam ou vedem por um preço bem bacana ( aqui aproveitamos muita coisa da reforma do meu sogro, vou mostrar tudo no tour pelo quiosque), e ainda você pode literalmente colocar a mão na massa e fazer uma pintura, comprar plantas e você mesmo plantar.

Bom espero que eu possa ter ajudado de alguma forma, aos poucos vou postando para vocês. Não esqueçam de inscrever no Canal e seguir o insta @vivendonareforma para ver o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita de vocês e se quiserem sigam no insta @jehrbennett. Os comentários serão respondidos aqui no blog.