sábado, 20 de fevereiro de 2021

Como começar a fazer mesa posta.


Recepção de Natal de 2018.


Olá pessoal como estão todos? Ando bem sumida por aqui mas espero manter a regularidade dos posts e sempre trazer um conteúdo bacana para vocês. E nada melhor do que o tema "mesa posta" para marcar esse retorno. 

                                           

                                                   Mesa do chá da tarde para as minhas amigas.


Contando um pouquinho de como me apaixonei por esse fenômeno que nos deixa admirados pelos detalhe e carinho de quem monta a mesa. Desde pequena sempre gostei de decoração e detalhes, adorava passar as férias na casa da minha vó materna e ter aquela mesa de café da manhã e lanche da tarde farta. Lembro também da casa de uma tia que sempre usa jogos americanos em todas refeições, algo que não usávamos na casa da minha mãe. Acho que essas lembranças ficaram guardadas até eu ter nossa casa, depois que casei os meus olhos brilhavam por cada louça que via, a cada viagem observava os restaurantes que conhecia, a cada visita que recebia a vontade de demonstrar carinho através da recepção e montagem da mesa era maior, talvez por eu ter tanta relação de afeto com a comida. 


Mesa de café da manhã com tema de limão siciliano.

Está bem Jeh, mas fora a vontade como tudo começou? Comprou tudo de uma vez? Ganhou? 
Ganhei bastante itens de chá bar ( CLIQUE AQUI para conferir) e de casamento, ganhei um aparelho de jantar branco, um jogo de xícara de café com estampa azul escuro, um jogo de pratos vermelhos, taça de vinho de cristal e na cor bordô, alguns jogos de copos transparentes e dois conjuntos de jogos americanos (um amarelo com verde e outro cinza) e entre outras coisas que estão no vídeo, por incrível que pareça não ganhamos nenhum faqueiro. Com esses itens eu me virava tranquilamente, usando a criatividade e o carinho nós não precisamos de muito. Depois fui comprando aos pouquinhos, comprei pratos de segunda linha da Porto Brasil e compro até hoje. 

Recepção para um jantar entre amigos.

E se eu não tivesse ganhado? Começaria pelo básico, pratos brancos, talheres pratas, jogos americanos de mdf que você pode comprar as capas avulsas e montar várias mesas com propostas diferentes. Louças brancas são sempre coringa e cristais também, caso não queira investir tão alto assim, tem muito bowl e travessas de vidro que dão um show a parte. Depois da cor branca, eu sugiro investir em itens verdes, sendo mais específica ainda, verde oliva. O verde te oferece uma liberdade de composição incrível, ele combina com vermelho, laranja, azul, amarelo, branco, preto, roxo. É só ir soltando a imaginação, vou deixar aqui embaixo para vocês um guiazinho de cores para deixar a criatividade rolar solta sem medo de combinar as cores. 


Outra dica é comprar peças unitárias, sem ser jogos completos. Mas como isso funciona na prática? Supondo que more apenas duas pessoas na sua casa mas você gosta de receber os amigos e sua mesa é para 6 pessoas. Compre dois pratos rasos temáticos e /ou dois lisos, ou três de cada, quando for receber é só fazer um mix de cores, temáticos e lisos e por aí vai. Falando em mesas temáticas, esses itens geralmente tem um valor um pouco mais elevado e são peças de encantar os olhos de qualquer meseira. A dica que eu dou é ir com calma, se não vamos a falência neh? kkk As louças costumam ser os itens de maior valor, por isso você pode investir nos jogos americanos de pano com tema, nos porta guardanapos (PG) que são mais acessíveis. 


Mesa de café da manhã com tema Natal - 2020

Falei muito de louças e jogos americanos né? Mas a mesa não é só isso, na verdade daria quase um livro se fosse falando tudo, porém não posso deixar de citar o sousplat e o porta guardanapo, esses dois dão todo um requinte a mesa, e seguindo aquela linha do clássico coringa o sousplat a dica que sou é ter um de crochê off white e/ou um de rattan eles são super versáteis. Agora o que tem de  PG maravilhoso e criativo no mercado não está escrito kkk, já ensinei a fazer no canal também (CLIQUE AQUI) e você mesma pode fazer vários de flores, pérolas, cordas e o que mais quiser.


Mesa para jantar com massa e vinho - 2018.


Para dar um toque especial acrescente arranjos de flores (CLIQUE AQUI), pássaros, enfeites que estejam na mesma paleta de cor e/ou estilo da mesa. Eu falo que a mesa posta é uma mistura de cuidado com o próximo e criatividade da anfitriã, tenho uma pasta de inspiração no Pinterest (AQUI) e te convido a me seguir por lá também para conferir de onde tiro a inspiração para fazer as minhas. 

Mesa para um almoço de domingo.

Bom tentei fazer um resumão para que todos possam fazer em casa, aproveitando ao máximo o que já tem e não incentivar o consumismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita de vocês, para acompanhar mais sobre meu dia a dia sigam @jehrbennett e @vivendonareforma no insta. Os comentários serão respondidos aqui no blog.